As Infiltrações


As infiltrações estão entre as principais causas de danos em estruturas de concreto e podem ser encontradas nas mais variadas edificações.

 

As Causas

O concreto começa a se deteriorar desde o momento da concretagem. Com o passar do tempo, a situação se agrava devido aos agentes ambientais e estruturais que se apresentam.

É uma degradação lenta e silenciosa com múltiplas causas, cujas principais estão descritas nas ilustrações abaixo:

Os Riscos

No início podem até parecer irrelevantes, mas quando não tratadas agravam-se rapidamente, comprometendo a estanqueidade da edificação e ocasionando danos ainda maiores, tais como corrosão das armaduras.

As infiltrações precisam ser tratadas e eliminadas com soluções definitivas. Tratamentos paliativos podem ser mais nocivos do que se imagina, pois costumam apenas bloquear a saída da água. Se a água continua entrando, o processo de deterioração será ainda mais acelerado e danoso. Veja abaixo os principais riscos das infiltrações:

Onde mais aparecem

De acordo com nossas estatísticas, colhidas ao longo de 21 anos, aproximadamente 85% das infiltrações em edificações residenciais e comerciais se manifestam nas garagens subterrâneas, em poços de elevador, caixas d’agua/reservatórios/barriletes e áreas de cobertura.

Os principais tipos

Existem diversos tipos de infiltrações em estruturas de concreto. Contudo, as mais corriqueiras são em trincas e fissuras, em juntas frias , em perfurações de lajes, em juntas de dilatação e juntas gerber. Ocorrem também em juntas de concretagem e nas chamadas cortinas em paredes.

Newsletter Cadastre seu e-mail